sexta-feira, 11 de agosto de 2017

CONSAGRAÇÃO RELIGIOSA MISSIONÁRIA XAVERIANA


(Giomar Henrique Clemente)
Profissão Religiosa: Giomar, Gilberto, Everson
No domingo 02 de julho de 2017, solenidade de São Pedro e São Paulo, consagraram-se como Xaverianos através dos votos religiosos os jovens que concluíram a etapa do Noviciado (2016-2017): Everson Luiz Kloster (Cantagalo-PR); Gilberto da Silva Santos (Tucumã-PA); Giomar Henrique Clemente (São Gabriel da Cachoeira-AM). A celebração ocorreu na Comunidade Santa Edwiges, Paróquia São Guido Maria Conforti, cidade de Hortolândia – SP, às 9:30hs, presidida pelo Superior Regional Pe. Rafael Lopez Villaseñor, com a presença alegre e significativa da família xaveriana, familiares e amigos de outros estados que vieram participar da celebração.
Para o Xaveriano, a Consagração Religiosa é oferta da própria vida para o anúncio do Evangelho e propagação do Reino de Deus, de maneira particular entre os que não conhecem Jesus Cristo (os não-cristãos). O voto de Missão, Castidade, Pobreza, Obediência, assumidos na consagração são meios de viver a entrega por amor, nutrido no encontro constante com aquele que é o centro de toda vocação: Jesus Cristo. Nesse sentido, a vida missionária e religiosa são indivisíveis, como acentua o número 18 da Constituição do Instituto: Para vivermos e expressarmos mais radicalmente a nossa consagração à missão, colocamo-nos no seguimento de Cristo com os votos de castidade, pobreza e obediência. A vida apostólica e a vida religiosa são para nós um carisma único e indivisível”.
A vocação cristã é o acontecimento marcado pela interlocução entre o emissor e o receptor (Deus e o homem), estabelecido ao longo da história e dinamizado na vida, tendo nela sua expressão vocacional por excelência. Todo ser humano que nasce, nasce porque é chamado por Deus. Esta compreensão de fé nos permite dizer que TODA VIDA É VOCAÇÃO. É Ele que nos modela e nos coloca no mundo com o propósito de amar e ser feliz. A vida se concretiza em etapas e o chamado vai também sendo desvelado, conhecido, assumido, vivido. Viver é responder perguntas para si e para o contexto que nos cerca. Nessas circunstâncias, cabe bem a frase “Toda vocação é a resposta de Deus ao clamor de um povo”, a exemplo da vocação de Moisés (Ex 3,1-15).

Na festa dos apóstolos Pedro e Paulo, o Evangelho interpela fortemente cada vocacionado com a pergunta de Jesus “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16,15). É a partir deste simples questionamento que inicia o diálogo vocacional dirigido peculiarmente a cada pessoa. O diálogo é frequente ao longo da caminhada, e para os irmãos xaverianos que se consagraram ela continuará sendo respondida na travessia que a missão ad gentes os envia. Giomar Henrique vai para a Teologia de Manila, Filipinas (Ásia); Everson Luiz para a Teologia de Cidade do México, México (América); Gilberto da Silva para a Teologia de Yaoundé, Camarões (África).
São Guido Maria Conforti, ao falar da Consagração Missionária, assim expressa: “Nos anos mais bonitos de vossa vida ouvistes o convite de Cristo que vos chamava a segui-lo de perto, e respondestes generosamente: seguir-te-emos aonde quer que vás; iremos aonde queiras; será nossa glória obedecer por toda a vida às tuas ordens!”(16º discurso de despedida, em 13 de março de 1927). É esta caminhada que se alarga no horizonte da missão além-fronteiras, vivida como a grande páscoa na formosa aventura da fé que nos recorda o Documento de Aparecida. Que esta missão seja vivida com fé e disponibilidade nestas novas terras, com novos irmãos e irmãs que a Providência preparou. E para quem trilhou um trecho do caminho com esses irmãos, permanece o compromisso de rezar e acompanhar os passos nessa nova missão. Que assim seja! 
Agradecimentos do povo da Paróquia São Guido

Nenhum comentário: